Relações Abusivas
- Henrique Santos
- 18 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Você já viveu uma relação abusiva?
Eu me fiz essa pergunta mentalmente após terminar de assistir “13 Reasons Why”. Abri os olhos para um lado que muitas vezes escondemos ou não enxergamos de propósito, confesso que eu fiquei na “bad” por uns 2 ou 3 dias, digamos que foi uma “bad do bem”, porque eu fiquei relembrando situações do passado e refletindo sobre todo o contexto e aprendendo um pouco com tudo aquilo.

O que é abuso pra você?
Existem vários tipos de abuso, o abuso mental, abuso sexual e abuso de poder, por exemplo... E por que não citar as relações abusivas? Elas existem e são muito comuns. Seja dentro de casa, no trabalho, na rua, ou dentro da escola, vivemos uma realidade triste de que o mais forte, o mais bonito e o mais popular podem agir da forma que bem quiserem com o próximo e está tudo certo, a professora finge que não viu, os pais passam a mão na cabeça e o diretor da empresa não interfere desde que não haja prejuízo financeiro para ele.
Os danos psicológicos que esses abusos geram são cumulativos, imaginem um copo recebendo essas gostas de abuso por um longo período de tempo... Imaginaram? Alguma hora irá transbordar não é mesmo? È isso que acontece quando não trabalhamos certas coisas na nossa vida. Alguma hora tudo transborda.
O abuso é tudo o que ocorre em excesso, quando eu entendi tudo isso eu comecei a falar mais a palavrinha mágica: NÃO, eu tinha muita dificuldade de falar não para as pessoas, mas eu percebi que se tivesse feito isso para diversas situações do passado, muita coisa seria diferente hoje em dia. Um relacionamento amoroso pode ser abusivo quando um dos envolvidos discorda de certas coisas e ambos não conversam e consequentemente um acaba tendo que baixar a cabeça para o outro e apenas aceitar, imaginem que triste seria viver um relacionamento assim.
Existem também as amizades abusivas, e casos de abuso emocional na família, nesses casos tem que haver dialogo, rebelião não leva a lugar nenhum.
Por que sofremos certos abusos durante a nossa vida?
Por que muitas vezes somos anestesiados com outras coisas que roubam o foco do que realmente importa para nós e isso nos impede de perceber os danos que eventualmente sofremos durante a nossa rotina agitada e monótona.
Dialogo e debate são fundamentais, o questionamento é libertador, ao longo da vida nos tornamos robozinhos, manipulados, educados para dizer sim para tudo e se você quiser uma vida feliz e saudável isso não irá funcionar pra você, Devemos aprender que tudo em excesso estraga, pesa, e destrói aos poucos.
Até o próximo post...
Comments